auditoria trabalhista

A auditoria trabalhista é um processo de análise de documentos, procedimentos e rotinas que ocasionam ou podem ocasionar passivos trabalhistas nas empresas, viabilizando a implementação de medidas preventivas e corretivas, visando reduzir custos e prevenir riscos.
A atividade não se restringe apenas aos meros procedimentos do departamento de recursos humanos, mas sim a toda gama de relações trabalhistas e de prestação de serviços existentes na empresa, bem como, à análise das normas de segurança, higiene e medicina do trabalho praticadas.
As constantes alterações na legislação, a própria mudança de entendimento dos tribunais, superiores e regionais, sobre determinada matéria e a incerteza jurídica de primeiro grau são fatores que associados a rotinas patronais obsoletas ou ultrapassadas geram passivos que não são imediatamente percebidos pelo empregador.
Denomina-se o fator acima de passivo oculto.
A identificação de ocorrência de passivo oculto é um elemento preventivo essencial para qualquer empresa, além ser importante ferramenta nos processos de compras e fusões de empresas.

Conclusão
Os elevados custos de uma ação trabalhista, as multas abusivas praticadas nas autuações administrativas, a imprevisibilidade das sentenças judiciais, a variabilidade de leis e de entendimentos jurisprudenciais, a omissão de dados e fatos por empregados com cargo de chefia são todos fatores que justificam a realização da auditoria trabalhista.
Comprovadamente, a auditoria trabalhista é o melhor e mais fácil e econômico mecanismo de prevenção que dispõe o empregador nos dias atuais.

voltar

Rua Buenos Aires, 131, Ponta Aguda, Blumenau/SC - Fone: 55 47 3236.4115